top of page

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) foi fundada em 1952, pelo Prof. Zeferino Vaz, que tinha como objetivo criar um centro de excelência para a construção de conhecimento nas ciências biomédicas. O neurologista francês Paul Laget foi convidado a assumir a cátedra de Fisiologia. Posteriormente, em 1955, o Prof. Miguel Rolando Covian, discípulo de B. A. Haussay (Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, 1947) assumiu o cargo e tomou as medidas necessárias para efetivar a proposta do Prof. Zeferino.

Cerca de uma década após a implantação do Departamento, o Prof. Covian ministrou uma conferência no Ceará e convidou, informalmente, jovens estudantes a visitarem Ribeirão Preto e vivenciar a pesquisa em Fisiologia, que na época, era carente na grade de alguns cursos.  No verão de 1965, os convidados chegaram à cidade sem aviso prévio e forçaram os docentes do Departamento a improvisarem práticas vivenciais, que pudessem ser reproduzidas em sua instituição de origem, dando início ao Curso de Verão em Fisiologia.

Desde então, o Curso de Verão é oferecido anualmente, nos meses de janeiro e fevereiro, sendo que, em 2018, será realizada sua 53ª edição. O principal objetivo do nosso Curso de Verão é aprimorar a formação científica de estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil, priorizando a experimentação e a aplicação de conceitos fundamentais da Fisiologia. Ao longo desses anos, o Curso de Verão em Fisiologia tem contribuído na formação acadêmica de mais de 1000 alunos de todas as regiões do Brasil, considerando que a experiência do Curso de Verão em Fisiologia é, para muitos, um fator decisivo para dar andamento na carreira acadêmico-científica.

Histórico do Curso de Verão do Departamento de Fisiologia FMRP-USP

bottom of page